
A Psicologia é uma área do conhecimento que estuda o comportamento humano, os seus processos mentais e reflexos na interação com o ambiente físico e social. O psicólogo é o profissional capacitado para identificar patologias mentais e intervir com o intuito de reduzir o sofrimento emocional.
Na área da Psicologia Clínica, é precisamente esse o seu papel. É através da escuta ativa do cliente, que o psicólogo faz um diagnóstico clínico que serve como base para o atendimento que poderá ter como objetivos:
-
o tratamento de transtornos mentais;
-
atenuar o sofrimento mental;
-
promover o autoconhecimento;
-
auxiliar no restabelecimento da saúde psíquica do cliente.
Esta é a especialidade clínica que investiga e intervém no âmbito da saúde mental, nomeadamente ao nível de alterações de comportamentos, alterações emocionais e/ou cognitivas, e ainda nas alterações de personalidade.
A psicologia clínica, pode intervir em perturbações tais como depressão, ansiedade, pânico, luto, stress pós-traumático, entre outras.
Tratam-se de sessões terapêuticas, sendo um espaço de partilha seguro e confidencial com o objetivo de auxiliar cada cliente a ultrapassar as suas necessidades/dificuldades.